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Marketing em Redes Sociais

Redes Sociais são redes de pessoas e já existia antes da web 2.0, tanto que Dubois Apud Karsaklian já tinha dito “O ser humano afirma sua identidade por meio de sua afiliação social”, ou seja, as pessoas querem fazer parte de grupos sociais para serem aceita pela sociedade e conseguirem mostrar para os outros quem elas são.

Já o marketing em redes sociais (SMM – Social Media Marketing) surgiu com a web 2.0. Ele é todo o tipo de ação que é feita em sites como Orkut, Facebook, Twitter entre outros.  Inclui:
– Escutar: Saber o que falam de você ou de sua empresa na rede.
– Interagir: Falar com as pessoas de forma diferenciada e planejada para cada rede.
– Disseminar: Propaganda espontânea, feita por seus próprios clientes, famoso boca-boca.
– Trabalhar: Quais aplicativos ou ferramentas usar e porque.
– Acompanhar: Manter os contatos já conquistados.

O que atrai pessoas para redes sociais

– Diversão, entretenimento, hobby, relacionamento, oportunidade, conhecimento e interação.
– Criar relacionamentos e manter os que já existem.
– Oportunidades de trabalho.
– Aprimorar conhecimentos.
– Auto promoção: pessoal ou profissional.

Vantagens de estar em uma rede social

A grande sacada de trabalhar com redes sociais é toda a interação e o contato mais direto com seus clientes, parceiros e amigos. Isso faz com que eles dêem maior valor a sua pessoa ou empresa.

Tem também a facilidade de você participar de comunidades (grupos) de pessoas ou empresas que tenham os mesmo interesses que você. Isso facilita na hora de encontrar possíveis contatos pessoais ou profissionais.

A importância do acompanhamento de um profissional

Normalmente as pessoas realizam ações pelo “achismo”,  o que pode ser a pior coisa para uma empresa ou pessoa, denegrindo assim sua imagem.

Um profissional de SMM (Marketing em Midias Sociais), tem uma certa experiência e já estudou pelo menos o comportamento das pessoas em grupos sociais, o que fará com que ele não faça spans, não seja chato e repetitivo e trate cada um com certa exclusividade e de forma diferenciada, melhorando assim a sua imagem ou a imagem da sua empresa.

Algumas estatísticas de Redes Sociais

– 85% dos 40 milhões de brasileiros que acessam a internet estão em redes sociais.
– 1 a cada 3 internautas da sua opinião sobre marcas, produtos e serviços na web.
– Em 2008 foram vendidos mais computadores do que televisão, o que significa que teremos cada vez mais pessoas conectadas a web e interagindo via redes sociais.